quarta-feira, 17 de março de 2010

Top 10 de Alimentos Venenosos

Todos os dias nos alimentamos de comidas produzidas a partir de plantas carregam venenos mortais. Na maioria das vezes não é preciso preocupar com a produção em massa de frutas e vegetais que são geralmente seguras, mas de tempos em tempos, as pessoas matam-se acidentalmente por terem ingerido a parte errada de uma planta. A lista abaixo mostrará uma lista dos venenos mais comuns que entramos em contato em nossas cozinhas.
10 - Mandioca
Ela pode ser usada para ter um sabor doce ou amargo. O sabor, assim como o cheiro, depende da quantidade de glicosídeos cianogênicos ou ácido cianídrico, que é extremamente venenoso. A maioria dos que preparam para ser amargo, pode afastar insetos e animais. Se é preparada de forma incorreta, pode ser mortal. O envenenamento por mandioca, devido aos seus altos níveis de cianeto, levam a pessoa a sofrer paralisia irreversível.
9 - Baiacu
O baiacu está entre o segundo maior vertebrado venenoso no mundo. Na Coréia e no Japão, algumas partes do peixe podem ser iguarias. Porém, alguns órgãos do peixe, como o fígado, é extremamente tóxico e até mortal. O veneno, conhecido como tetrodotoxina, pode causar pressão sanguínea alta e paralisia muscular que resulta em morte, pois os músculos do diafragma estão paralisados. Muitas pessoas que visitam os países asiáticos recusam a comer o peixe.
8 - Cogumelos
Existem cerca de 38.000 cogumelos conhecidos, sendo que 5% podem ser tóxicos. Cogumelos podem causar desconforto gastrointestinal. são fungos e o fato de serem muitas espécies, é difícil de definir quais são venenosas e quais não são. É usual ser dito que qualquer cogumelo encontrado em florestas são mais venenosos. Um dos tipos mais venenosos é o Alpha-amanitin, causam problemas séries no fígado. "Toadstools" é o nome que se dá aos cogumelos venenosos.
7 - Caju
Embora sejam sementes e não nozes, castanhas de caju crescem dentro de uma concha, como a estrutura que cresce em uma fruta. Ao comprar caju em lojas, verifique se elas foram cozidas no vapor e não estão totalmente cruas. Isso pois as castanhas cruas contém urushiol, que causa dermatite (inflamação na pele para os mais abobados). Se uma alta ingestão de urushiol é consumida, pode ser mortal.
6 - Pimenta
Que todo mundo comeu pimenta na vida, é fato. Não importa se foi bem picante ou mais leve; o que não sabem é que toda pimenta consumida leva ao organismo um elemento químico chamado capsaicina, é o que faz a pimenta ser apimentada e "quente". Claro que uma ou duas não irá lhe fazer mal, mas o consumo abusivo lhe trará a morte.  Capsaicina é tão forte que é usado em decapantes, que é usado em limpeza em edifícios, metais e afins. Pimentas possuem grande concentração de Vitamina C. Uma pimenta verde contém seis vezes mais concentração de Vitamina C
5 - Batatas

O caule e a folha da batata são tóxicos, até mesmo a própria batata é tóxica. Se você já olhou para uma batata e viu o rosto de Jesus nela uma cor esverdeada nela era pela alta concentração de veneno glicoalcalóide. É raro, mas algumas vezes, muitas pessoas bebem chá de folha de batata ou comem batatas verdes, a morte não é instantânea; primeiro resulta em fraqueza e depois em um coma. 
4 - Amêndoas
Muitos dizem ser nozes, são na verdade, sementes e são populares na cozinha. Igual ao caju, se não fervido a uma alta temperatura, pode ter alto índice de veneno. As sementes são cheias de cianeto em muitos países a venda é ilegal se não tiverem sido bem processadas para retirar o veneno da semente.
3 - Cereja
Cerejas são uma das frutas mais versáteis, pode cozinhá-las, comê-las cru, assá-las ou fazer doces. Também podem ser usadas para se fazer Licor. Cerejas são tóxicas e se você já comeu uma cereja e sem ter pensado, comeu ou mastigou o cabinho, é provável que tenha introduzido ao seu organismo, cianeto de hidrogênio. Os sintomas são dor de cabeça, confusão, ansiedade, vômitos. Doses altas de cianeto de hidrogênio podem levar a respiração dificultada, aumentar pressão sanguínea e a frequência cardíaca e insuficiência renal. Cerejas também contém altos índices de melatonina que ajudam a manter o organismo regulado.
2 - Maçãs
Maçã é uma das frutas mais populares não importa onde você vá. Como outros itens da lista, maçã também contém cianeto, mas não em altos índices. A fruta em si não contém o elemento químico, mas suas sementes sim. Comer todas as sementes não irá matá-lo, mas definitivamente não é recomendado. Se forem mastigados e engolidas, aí sim podem resultar e complicações e a famosa frase "Uma maçã por dia mantém o médico longe" não terá tanto efeito. rs
1 - Tomates
O tomate, um dos mais populares em vários países não são venenosos, porém, o seu caule e folhas contém glicoalcalóide. Os achados em florestas contém altos níveis, até mesmo os crescidos em casa contém glicoalcalóide. Esse elemento pode causar dores no estômago e nervosismo. As folhas e o caule podem ser usadas para dar sabor a comida, mas devem ser removidas antes de comer. O glicoalcalóide é tão poderoso que é usado para controlar pestes. Em 1893, na Suprema Corte dos EUA, foi decidido que o tomate é sim um vegetal e não uma fruta, porém, botanicamente é uma fruta.

Via Wonders World

Um comentário: