sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fable: The Lost Chapters

Fable é um RPG desenvolvido pela Lionhead Studios e foi publicado pela Microsoft Games Studios. Disponibilizado para o Xbox em 14 de setembro de 2004. Teve uma versão expandida do jogo, Fable: The Lost Chapters e disponibilizada para PC e Xbox em setembro de 2005. A sequência Fable II foi lançada em 21 de outubro de 2008.

O jogo se passa no mundo ficcional de Albion. O jogador assume o papel de um garoto que no desenrolar da história se torna orfão e tem o sonho de se tornar um herói. O que o jogador faz afeta a percepção e reação do Herói pelos personagens de Albion. O princípio de Fable é completar as quests para avançar no jogo e descobrir o que aconteceu com sua família, além de ter quests opcionais mas que não são totalmente juntas com o final do jogo.

Em batalha, pode se usar desde espadas até maças e arcos. O Herói pode aprender magias para aumentar sua capacidade, atacar inimigos ou se proteger. A experiência é aumentada por orbs ganhos pela morte de inimigos e completando quests, são divididos em quatro categorias: General, Strenght, Skill e Will. General são obtidos através de missões e matando inimigos, usando armas de dano a mão aumenta a experiência obtida em Strenght, armas de longo alcance em Skill e o uso de magias em Will. 
As cidades de Fable contém vários locais para comprar roupas, armas e outros itens, apesar de que não se pode usar armas e magias dentro da cidade. As cidades possuem casas a venda, onde o Herói a compra e pode alugá-la para ganhar gold. Podem também cortejar e até se casar com homens ou mulheres em cada cidade e depois de casado, pode chegar a ter relações sexuais com ele/ela.


Você também possui um medidor de alinhamento entre bom ou mau com base em suas ações. Boas ações como matar monstros e salvar cidadãos garantem alinhamento bom enquanto matar inocentes, quebrar leis ou abusar de um cônjuge irá resultar em um alinhamento mal. Isso afeta as respostas dos NPC's e também a aparência do Herói, com alinhamento bom, ele terá uma auréola e um raio de luz acima de sua cabeça, borboletas flutuando em torno dele e características mais leves. Com alinhamento mau, ele emite uma neblina vermelha em torno de suas pernas, moscas e tem olhos vermelhos e brilhantes e ganha um par de chifres (não, ele não é corno).

Fable foi bem recebido. Sua versão original do Xbox teve um percentual crítico de 85% na Metacritic e Game Rankings. O jogo ganhou mais de 50 prêmios e se tornou o jogo de maior venda para o Xbox naquela época. Fable: The Lost Chapters, que tiveram versões para PC e Xbox, também foram bem recebidos, apesar de receberem uma nota ligeiramente inferior da Metacritic e Game Rankings do que o título original. Um revisor da Gamespot observou que a adição de novos conteúdos para o jogo ajudaram a impedí-lo de se tornar obsoleto. A 1UP.com inspecionou o jogo e constatou que o conteúdo adicional não redefiniu Fable, mas ajudou com as missões disponíveis, para não se tornar tão curto como o original.


Bom, achei essas partes mais interessantes de Fable e quis mostrar para quem lê o blog como é (apesar de que muitos podem já ter ouvido e jogado), recomendo que comprem/baixem e joguem. o/

Um comentário: